Sem Fronteiras | 4 de outubro 2020 | Centro de documentação | O documentário Trilho do Poço Velho integra o projeto estrutural Trilhos do Salto.
O projeto Trilhos do Salto cujo objetivo consiste em “produzir pequenos documentários sobre as cinco ou seis zonas de passagem de fronteira que os exilados utilizavam durante a ditadura” como clarificou Fernando Cardoso que esteve na origem da iniciativa, tem ainda por finalidade documentar, reavivar memórias e estabelecer pontes com as populações e instituições dos territórios nos quais ocorreu o Salto, procurando contribuir para o desenvolvimento local e globalmente para o desenvolvimento sustentável da sociedade portuguesa.
O documentário realizado por Luís Godinho e produzido pela AEP61-74 é apresentado no site do projeto #ECOS como “um vídeo com cerca de 18 minutos que retrata um dos trilhos de atravessamento da fronteira portuguesa, para Espanha, em Vilar Formoso. Por esta localidade passaram milhares de portugueses nos anos 60/70 do século XX, na busca da liberdade e de uma vida melhor”.
O Trilho do Poço Velho sobre a passagem em Vilar Formoso é o primeiro dos documentários previstos nos Trilhos do Salto. “Vilar Formoso foi o ponto de passagem mais importante quer para exilados quer para emigrantes económicos” e “a maior parte da emigração na Europa nos anos de 1960/70, praticou a modalidade do Salto” foram pontos de enquadramento que Fernando Cardoso acentuou na apresentação do documentário em Vilar Formoso.
Fonte: Lusa e site #Ecos | Vídeo Canal YouTube AEP61.74-Sem Fronteiras
.