AGENDA | Resistência à ditadura na Bielorrússia na Roda de Conversa

SEM FRONTEIRAS | 11 de novembro 2020 | AGENDA |

A parceria que dinamiza o projeto Literacia para a Democracia (LpD) não ficou de olhos fechados perante a gravíssima situação que se vive na Bielorrússia em termos de desrespeito dos elementar direitos dos cidadãos.

Naquele país do Leste Europeu, vizinho da Polónia, da Letónia e da Lituânia, ambos membros da União Europeia, resiste-se contra a ditadura. Para debater e sensibilizar para esta batalha pela democracia vai ter lugar amanhã pelas 18h30 uma sessão online denominada Roda de Conversa.

“Aqui mesmo ao lado, na Bielorrússia, a democracia está comprometida ! Não se respeitam os direitos dos cidadãos que são presos por se manifestarem, por tocarem, por lutarem contra a ditadura! A Bielorrússia é um país da nossa comunidade alargada! Da comunidade europeia!” este é o ponto de partida, o enquadramento que justifica a sessão online e que foi divulgado pela LpD.

Resistência em Portugal

Cidadãs bielorrussas, a viver em Portugal, vêm contar-nos na primeira pessoa como é o seu país, o que se está a passar e como lutam à distância pela democracia.

Perguntam os organizadores “Não te faz lembrar outros tempos? Os tempos da ditadura em Portugal? E adiantam “Vem daí contar como foi e como podemos fazer para que não volte a ser. Esperamos por ti para nos contares”

Sessão online

Resistir à Ditadura: o presente na Bielorrússia que nos revive o passado em Portugal!
Vem daí para a 4ª Roda de Conversa LpD

Entra no zoom :https://us02web.zoom.us/j/84238563591ID da reunião: 842 3856 3591

Sendo que os os objetivos principais desta conversa serão: 

  •  Apresentar a Bielorrússia, esse país que para tantos é desconhecido e distante. Que história tem? Como são as suas gentes?    
  • Relembrar como Portugal construiu a sua democracia. O que custou? Como era tudo antes de a termos? 
  •  Explicar a situação atual vivida na Bielorrússia. Como são (des)respeitados os direitos humanos? O crime de se manifestar? 

    Podemos contar contigo? Gostarias de nos contar o que viveste/o que conheceste/o que sentiste?

Fonte: APCEP – Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Foto Destaque @Lusa

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*