M&A | SOS Racismo, 30 anos contra o racismo

SEM FRONTEIRAS | 10 de dezembro 2020 | M&A dezembro 2020 | SOS Racismo | Editado CR-SF

Este mês apresentamos no M&A – Movimentos e Associações apontamentos sobre a vida associativa do SOS racismo pela mão principalmente do José Falcão. Visitem as realizações e iniciativas que foram levadas a cabo recentemente ou que estão a decorrer e, tendo em conta a presença persistente dos ataques racistas no nosso país, podem sempre entrar em contacto e apoiar ações que estão no plano de ação do movimento.

O SOS RACISMO existe desde 1990 e propõe uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural onde todos, nacionais e estrangeiros com qualquer tom de pele, possam usufruir dos mesmos direitos de cidadania. Constituímos uma associação sem fins lucrativos, tendo-nos sido atribuído o estatuto de utilidade pública em 1996.

O que nos diz Falcão

Dia 10 de dezembro fazemos 30 anos. Depois de não ter havido festa da diversidade, nem festa dos 30 anos em dezembro (passou para abril, ainda no Forum Lisboa a 3 e 4 de abril…) e também de não termos agenda para o próximo ano, conseguimos realizar a MICAR (Mostra Internacional de Cinema Anti Racista) uma vez mais, com grande sucesso.
Apesar destes percalços todos e de todas as quarentenas e estados de uma data de coisas, conseguimos pôr de pé uma série de atividades. Novas iniciativas como o Podcast (obrigado Pedro Coquenão e Vhils) e o Webinar,
Além disso, duas das grandes realizações conseguiram chegar ao fim:  
o documentário, que será apresentado depois do webinar;
o dicionário, que sairá no princípio do ano 2021 (fevereiro/março)  a tempo do 21 de Março.

Solidariedade num momento difícil

Colocámos mais de centena e meia de pessoas a trabalhar numa obra com a importância que poderá ter (já tem) o Dicionário da Invisibilidade. Nunca mais nos iremos esquecer.
Foi possível desenvolver este trabalho noutras cidades, nomeadamente Beja e Viseu.
Queremos agradecer a todas e todos aqueles que se aproximaram do SOS Racismo  e às/aos que já cá estavam. Numa altura difícil, não apenas em consequência da pandemia, mas sobretudo por causa do momento que estamos a atravessar, com um forte crescimento da violência racista e xenófoba, estes apoiantes vieram solidarizar-se connosco e, mais do que isso, participar também neste combate pelos direitos humanos e contra todas as formas de discriminação.

Vejam, participem e critiquem.
Pelo SOS Racismo José Falcão

Algumas referências complementares e as iniciativas relativas aos 30 anos.

Podcast

Vídeo

Webinar 30 anos do SOS RACISMO

Neste mês de Dezembro o SOS Racismo completa 30 anos e para comemorarmos esta data histórica realizaremos várias atividades presenciais e online em vários pontos do país. Com a ajuda dos meios digitais, o SOS Racismo também irá estender suas comemorações internacionalmente. 

Mais informações

Fonte SOS Racismo, © fotos e vídeos SOS Racismo

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*