SEM FRONTEIRAS | Lavar dos cestos

SEM FRONTEIRAS | 23 de dezembro 2020 | Votos

No calor do pós-25 de Abril e antes do 25 de novembro fomos em direção a Quebradas, a caminho da Asseiceira, com a Serra de Montejunto a oeste e, durante a noite, com umas dezenas de militantes realizámos uma das ações mais rocambolescas do PREC, uma vindima noturna. Fazíamos justiça aos trabalhadores rurais que iam ser expulsos das terras que, desta forma, podiam levar com eles o fruto do seu trabalho.

Uma maneira bizarra de fazer justiça que veio mais do coração que da razão, mas que teve um efeito prático e afirmou a não aceitação das decisões injustas dos poderes instituídos reequilibrando, momentaneamente, os pratos da balança na relação de forças.

No final, foi necessário lavar os cestos, pensar na fase seguinte e nos efeitos das represálias desde logo previsíveis. Mas a noite ainda era uma criança e pedia calor humano, conversa, uns bons copos de bagaço e de tinto. E assim se lavaram os cestos até de madrugada.

Relembramos a vindima de Quebradas porque no SEM FRONTEIRAS vamos também ter que lavar os cestos.

Arrancámos sem hesitar quando reproduzimos o apelo da Irene Pimentel “EXTREMA-DIREITA | Unamo-nos, sem sectarismos, na luta contra a extrema-direita!

Organizámos alguns dossiês, abordámos temas de Agenda, informámos de projetos e iniciativas mas, o que nos deu aquele impulso inicial, a ação em unidade contra a extrema-direita, continua a ser o campo privilegiado na nossa produção editorial.

Vamos durante um período muito curto, arrumar a nossa casa, para regressarmos com o mesmo sentido prioritário, mas com algumas novas bases de organização e desenvolvimento do nosso projeto que, de forma solidária e militante, tem beneficiado da generosa produção de conteúdos de algumas dezenas de colaboradores que já fizeram do SEM FRONTEIRAS o seu espaço de comunicação colaborativa de consulta regular.

Aproveitamos para desejar umas festas felizes e um excelente ano novo!

Carlos Ribeiro | Coordenador Editorial

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*