PROJETOS | 27 de janeiro, homenagear as vítimas do Holocausto

BARRAR O CAMINHO À EXTREMA-DIREITA

SEM FRONTEIRAS | 17 de janeiro 2021 | Projeto internacional | Chamada de voluntários

Todos os nomes contam. Um projeto de colaboração voluntária de indexação de documentos que têm origem nos campos de concentração pode servir de base para a criação de uma rede de antifascistas portugueses, de estudantes e de interessados pela História do Holocausto (Shoá) e da Humanidade que revelem disponibilidade para dar o seu contributo numa tarefa ciclópica, exigente mas de fácil execução para não-especialistas ou arquivistas.

Homenagear as vítimas do Holocausto (Shoá) pode traduzir-se numa ação prática de registo e organização das memórias a ele associado. Apresentamos a tarefa que nos foi dirigida pela Equipa da Zooniverse com a qual o SEM FRONTEIRAS partilha informação com regularidade:

“27 de janeiro é o Dia de Memória do Holocausto. Os Arquivos Arolsen gostariam de homenagear as vítimas do nazismo, comprometendo-se ativamente com o passado. 600.000 documentos de diferentes campos de concentração estão disponíveis no projeto Zooniverse, Every Name Counts, aguardando para serem indexados.

Todos podem participar, sem necessidade de experiência e em poucos minutos estará habilitado a começar. Sozinho, com sua família ou até mesmo em uma reunião online com seus amigos e colegas. Junte-se aos esforços para disponibilizar esses documentos ao mundo e construir um memorial digital para as vítimas do nazismo”.

MAIS INFORMAÇÃO Para contactos sobre o tema: geral@aep61-74.org

Para ler mais sobre Holocausto (Shoá) | Irene Pimentel

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*