AGENDA | O desertor

SEM FRONTEIRAS | 8 de fevereiro 2021 | AGENDA | @Carlos Neves


O Desertor
 – RTP2 – 08 e 09 Fev 2021 – 22.00 horas

Esta mini-série alemã de dois episódios chega hoje ao canal nacional. 

Conta-nos a história de um soldado alemão, durante a Segunda Guerra Mundial. Este jovem soldado sente-se dividido entre o dever, a culpa e a sua consciência. 

Começa a questionar o propósito da guerra em que se encontra, o seu verdadeiro sentido e o inimigo que enfrenta. Consciente dos atos de brutalidade pelo seu sádico comandante, aproveita um acidente de comboio de que é vitima e deserta para o Exercito Vermelho.

No rescaldo da guerra, na zona soviética de Berlim, as dúvidas voltam a surgir. Mais uma vez, Walter é forçado a tomar uma decisão, e mais uma vez deserta – desta vez, para o Ocidente. Baseada no romance do escritor Siegfried LenzO Desertor  (título original Der Überläufer).

Verão de 1944

Combatendo numa guerra que já está perdida, Walter, um jovem soldado alemão, está a caminho da Frente Oriental quando uma mina terrestre faz explodir o seu comboio. Por sorte Walter sobrevive e acaba por se juntar a uma pequena unidade na floresta polaca. 

Na terra de ninguém, cercados por guerrilheiros, espera-os a morte certa. 

Ordenado a realizar atos de brutalidade pelo seu sádico comandante, Walter sente-se dividido entre o dever, a culpa e a sua consciência, um conflito que se torna mais difícil no amor que nutre pela guerrilheira polaca Wanda, que está grávida do seu filho. 

Desertar

Tendo jurado manter os votos militares, Walter está enojado com a crescente crueldade e, como muitos dos compatriotas, já não sabe para quê, por quem ou pelo que luta.
Escapando à morte quando a sua unidade é aniquilada, e confrontado com o dilema moral, Walter acaba por desertar e, em janeiro de 1945, integra o Exército Vermelho – certo de finalmente estar a lutar pela causa certa. Mas no rescaldo da guerra, na zona soviética de Berlim, as dúvidas voltam a surgir ao perceber que nem ele nem o país se podem livrar do fardo do passado. Mais uma vez, com o destino em jogo, Walter é forçado a tomar uma decisão, e mais uma vez deserta – desta vez, para o Ocidente.

O primeiro episódio de O Desertor estreia no dia 8 de fevereiro e o segundo episódio é transmitido no dia 9 de fevereiro. A emissão de ambos está marcada para as 22h, na RTP2.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*