AGENDA | Tertúlia cidadãos e cidadania

AGENDA | INICIATIVAS CIDADÃS

SEM FRONTEIRAS | Agenda | Iniciativas Cidadãs | Editado CR-SF

Esta Tertúlia visa debater questões nacionais e globais que envolvam a cidadania e a participação dos cidadãos. Para isso, convida palestrantes particularmente capazes de iluminarem o tema. O termo cidadania vem de civitate (cidade) – «o conjunto dos cidadãos que constituem uma cidade, um estado; os direitos dos cidadãos, o direito de cidade».

Como é governada a “cidade”? Quais são os seus pilares? Como funcionam as suas instituições? Qual o nosso papel, cidadãos, na civitas? Como intervimos? Que direitos e deveres temos? Como os exercemos e como os aperfeiçoamos?

Temas do primeiro trimestre (2021 fevereiro a abril)

A tertúlia de 22 de fevereiro

Os grandes desafios da Presidência de Portugal do Conselho da União Europeia. 

Com António Costa Pinto.

Politólogo – É Investigador Coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política. As suas obras têm incidido sobre as elites políticas, o Autoritarismo e a democratização, a Europa do Sul e a União Europeia.

A Europa debate-se com problemas de fundo, sejam eles no próprio continente europeu, sejam eles relativamente ao resto do mundo. Para enumerar só alguns dos mais prementes, o brexit, a questão da Polónia e da Hungria, o poder da Rússia e, evidentemente, a pandemia; os reajustamentos com os EUA, a persistente situação explosiva no Médio Oriente, o crescente poder da China, etc., etc., etc….

Em março, a tertúlia será a 29

América – e agora? 

Com Rui Tavares. Historiador 

Autor e coordenador de vários livros, Doutor em História, investigador associado no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE/IUL, foi investigador visitante na New York University e professor visitante na Brown University.

White House e os Estados Unidos da América foram nos últimos quatro anos o epicentro de um abalo sísmico com ondas que abalaram o mundo. Os alicerces das instituições e do Estado de Direito americanos foram seriamente ameaçados, tendo, apesar de tudo, resistido. Mas, que fendas abriram os edifícios? Quais os que ameaçam ruína? Quais Joe Biden poderá reparar? Dentro de quatro anos, que perigos voltarão a emergir?

Em abril, haverá tertúlia no “day after”, dia 26

Os Poderes do Presidente da República portuguesa: Breve Excurso no rescaldo das presidenciais de 2021 

Com André Freire. Politólogo

Professor Catedrático de Ciência Política, Director of the Doctoral Programme in Political Sicence (& IR), Departament of Political Science & Public Policies – School of Sociology & Public Policies, at ISCTE-IUL (University Institute of Lisbon), Senior researcher at CIES-IUL (Centre for Sociological Studies and Research

O Presidente português é eleito directamente pelos portugueses, o que lhe confere grande representatividade simbólica e equilíbrio perante as forças políticas e instituições da sociedade. Porque é que Portugal optou pelo regime semipresidencialista? O que é que o presidencialismo americano nos diz sobre os possíveis riscos dessa concentração de poder? Qual o alcance e os limites da magistratura de influência presidencial? Quais têm sido as diferenças entre os primeiro e segundo mandatos presidenciais?

Inscrições e formas de participação

PARA SE INSCREVER NESTA TERTÚLIA DE FEVEREIRO, BASTA CLICAR NESTE LINK:

Onde: Biblioteca Municipal de Alcântara, Rua José Dias Coelho 29. Lisboa

Como: online directo – via zoom e facebook; presencialmente (logo que possível, segundo as condições sanitárias)

Com quem: para cada tertúlia, é convidado um “palestrante”, eventualmente dois. Após o coordenador introduzir o tema e o(s) palestrante(s), é iniciada a exposição. Após concluída, são respondidas as questões colocadas pelos participantes oralmente ou escritas no “bate-papo”.

Quandoúltima segunda-feira de cada mês, às 18 horas, com interrupção em julho e agosto

Coordenação

Coordenador: Carlos Campos Ventura – licenciado em História; pós-graduado em Património Cultural Imaterial. Fundador e docente de uma licenciatura (1996-2006) e três pós-graduações (coordenador de duas delas). Autor, revisor técnico, tradutor e prefaciador de vários livros.

Contactos: 91 48 32 654 cventura.ihec@yahoo.com

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*