Um dia das telhas pela igualdade e pelos direitos das mulheres

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 2021

Grenoble respondeu ao apelo para participar na manifestação para comemorar o dia 8 de Março, dia internacional das lutas das mulheres.

8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA METADE DO MUNDO – AS MULHERES

Ventos de tolerância

Concentração na Place Lavalette em frente ao Museu de Grenoble e em seguida, uma manifestação até à Place Verdun. Muita solidariedade para com as mulheres da América Latina, da Síria, da Palestina e do mundo.

Uma intervenção sobre a luta de ocupação na Abbaye, um prédio está ocupado há mais de um mês por pessoas sem alojamento nomeadamente mulheres com filhos. Intervenções sem ódio onde respirava a liberdade com um vento de grande tolerância.

Cidade de tradições progressistas

Muitas mulheres e não só. Muitos jovens e não só. Podia ler-se várias palavras de ordem ” O meu corpo, a minha escolha.”, “Trabalho igual salário igual é a lei”, “Ceder não é consentir”. Grenoble é uma cidade de tradições progressistas, foi aqui que em 1788 um ano antes da revolução com o Dia das Telhas, “la Journée des tuiles” começou a revolução francesa de 1789. A população subiu aos telhados da cidade e atirava as telhas sobre os defensores da ordem estabelecida na altura, dai o nome que ficou conhecido como “Journée des Tuiles”.

Foi aqui também que nasceu o primeiro Planning Familiar de França, organizado por mulheres, iniciativa que se expandiu depois por toda a França como organismo em defesa da contracepção, da interrupção voluntária da gravidez para as mulheres que assim o decidissem. Muitas jovens asseguraram o serviço de ordem da manifestação para evitar eventuais provocações. Boa lição de luta, civismo e organização. 

Manuel Branco | Sem Fronteiras – Grenoble

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*