25 de Abril 2021, valeu a pena!

ABRIL 2021

SEM FRONTEIRAS | 25 de abril 2021

Este 25 de abril teve um sabor muito especial porque ele foi realizado em várias frentes de atuação e em todas elas a concretização foi positiva.

Celebrámos o 25 de Abril como associação no espaço comum às organizações que consideram a Plataforma política da democracia, da liberdade e da justiça social estruturada pelos valores de ABRIL e não nas referências vagas e muitas vezes enganadoras de um pseudo-25 abril de todos. Na Avenida da Liberdade desfilaram lado a lado as entidades que subscreveram o Apelo à participação que a Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril lançou publicamente. Nessa base comum houve lugar para todos e a convergência foi positiva e valorizadora do espírito unitário do 25 de Abril.

Juntos no 25 de abril!

Noutra dinâmica, a do projeto Paz e Liberdade – Total Peace foram envolvidos inúmeros associados e muitos outros amigos, companheiros e camaradas que participaram em diversas atividades de forma aberta e flexível. Nunca antes o 25 de abril tinha juntado tantos defensores da liberdade, ativistas contra o regime salazarista e combatentes contra a guerra colonial, que habitualmente têm prazer em juntar-se em iniciativas da associação, como desta vez. Será caso para pensar se esta primeira vez não deveria ser exatamente isto mesmo, uma primeira de vezes futuras.

Ações de diverso tipo

No dia 23 de abril promovemos a apresentação de uma Exposição Virtual e apoiámos a realização de um Encontro Imaginário Especial de Abril. No dia 24 criámos condições para que produtores de conteúdos, autores, narradores de histórias se encontrassem e debatessem temas de interesse comum. No dia 25 de abril apoiámos a realização de uma Parada Clown nas ruas da baixa de Lisboa e facilitámos iniciativas diversas nos países do parceiros do projeto europeu.

Nós e os europeus

Estabelecemos pontes neste 25 de abril com vários países europeus. Tivemos iniciativas com cravos e o Grândola Vila Morena em países como Espanha, Itália, República Checa, Polónia e Países Baixos. Ou seja, este 25 de abril soou na Europa em eco do Paz e Liberdade – Total Peace que teve o seu epicentro em Lisboa.

No dia 25 de abril, a partir das 12h30 a baixa lisboeta foi invadida por uma mensagem diferente do habitual dinamizada pela Parada Clown que fez chegar uma ideia não-violenta e até poética dos atos de resistência e até de ação revolucionária.

Valeu a pena!

Fotos © Carlos Neves. Fotos da Parada Clown © José Manuel Castro @josemanuelcostaphoto

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*