Mesa da Assembleia Eleitoral e sócios participantes
Realizaram-se no passado dia 21 de outubro 2023 as eleições para os corpos sociais da AEP61/74., tendo sido eleita a única lista que se apresentou com 16 votos a favor e 3 votos brancos.
A composição dos órgãos sociais ficou a seguinte:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente José Manuel Zaluar N. Basílio
Secretária Beatriz Abrantes
Secretária Tatiana Daniela Nunes Teixeira
Direção
Presidente Joaquim Fernando da Costa Nunes
Tesoureiro José Augusto Silva Martins
Secretário Manuel Lopes Rodrigues
Suplente Maria Albina Domingos
Conselho Fiscal
Presidente Arnaldo Cunha Silva
Secretário Mário António Batista Tomé
Secretário Carlos Ventura
Suplente Maria Lucília Lourenço da Rocha
Porquê esta candidatura?
Tem sido difícil a constituição de listas candidatas à eleição para os órgãos sociais da AEP61/74., o que fez temer a continuidade do seu funcionamento regular.
As divergências surgidas no seio da organização nos últimos 2 anos cristalizaram-se e levaram ao afastamento de muitos sócios.
Pela continuação da existência da AEP61/74, os novos corpos sociais propõem-se conduzir a ação da associação incentivando a unidade e a participação dos sócios, continuando a intervenção no espaço público nos domínios em que a Aep 61-74 foi pioneira em Portugal: o exílio e a guerra colonial.
Consideramos que a nossa equipa está em condições de tentar alcançar estes objetivos com o apoio dos associados
Programa de Acão
1 – Renovar e manter atualizadas a página da AEP61/74 bem como a do facebook, plataformas essenciais de afirmação das posições da associação, sem descurar eventual participação em plataformas mais amplas como foi o “Sem Fronteiras”.
2 – Informar regularmente os sócios através de email sobre os projetos e ações concretas, sem centralizar tudo nos órgãos sociais, criando grupos de trabalho com sócios, ex-sócios e outros colaboradores, para conduzir ações e projetos concretos, alargando assim a participação nas atividades da nossa organização.
3 – Participação nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, de cuja comissão fazemos parte, afirmando aí dentro do possível as nossas posições sobre os exílios e a guerra colonial. Participação ativa numa ou em várias das iniciativas populares que estão em curso, na medida das nossas possibilidades.
4 – Divulgação dos 4 livros dos Exílios editados pela AEP61/74, bem como de áudio-visuais já produzidos ou a produzir a eles associados, realizando apresentações em especial dos mais recentes “Exílios 3” e “Exílios no Feminino”, incluindo o apoio à edição em francês deste último. As escolas e a juventude devem merecer a nossa maior atenção.
5 – Cooperação sempre que possível e houver oportunidade com outras instituições que tenham objetivos comuns com a Associação, promovendo entre outros o trabalho com as escolas com o objetivo de envolver as camadas mais jovens nas temáticas da resistência.
6 – Recolha de material que se enquadre nos objetivos da Associação que possa ser objeto de novas publicações, designadamente na preparação de novo livro sobre o exílio a resistência e guerra colonial, quer no interior de Portugal, quer no exterior. Alargar as temáticas para os aspetos económicos e sociais das resistências e “salto”.
7 – Retomar o nosso projeto “Trilhos do Salto” na perspetiva de participação em iniciativas locais da Fronteira, que na integração de movimentos amplos em curso como o “Museu da Fronteira ou do Salto” e a “Rota Europeia dos Exílios”
É este o programa de ação que nos propomos para o triénio 2023/2026, centrado na continuação da atividade da AEP61/74. Uma das condições essenciais para ter êxito é a participação ativa dos nossos associados. Em tempos difíceis de “cólera” e guerra, de crescimento do fascismo, não podemos baixar os braços sendo essencial a participação dos sócios no aprofundamento deste programa eleitoral no âmbito da elaboração do Plano de Atividades da A61-74 para 2024 a aprovar antes do fim de 2023.
A Direção da AEP61-74
Be the first to comment