Lorette e os outros

AGENDA | Paris

Programa |

Paris – 11 de julho 2021 às 22h30

“Lorette e os outros, crónica do exílio” Dominique Cante | 1972, 42 min, França

Luta contra a expulsão de Lorette Fonseca do bairro de lata de Massy (Essonne). A pressão esteve sobre Lorette durante vários anos: ameaças de expulsão de França e dificuldades para prorrogar as autorizações de residência. Apoiada por um comité de defesa, Lorette resiste e acaba por permanecer no país. Mas teve que sair de cena.

Guitarrista Philippe de Sousa

O seu primeiro instrumento foi a viola clássica, que aprendeu como autodidata, depois ao lado de outros guitarristas como Juan Cedrón. Contactou com outros instrumentos de cordas (contrabaixo, cavaquinho, rajão, guitarra fretless …) antes de se revelar na guitarra portuguesa. Em Lisboa, torna-se aluno do guitarrista Carlos Gonçalves, que foi durante vários anos o acompanhante da afamada Amália Rodrigues. Enquanto estudava musicologia na Universidade de Paris 8, apresentou-se ao mundo do fado tradicional parisiense. Rapidamente conquistou espaço ao se reconectar com suas raízes, o que lhe deu a oportunidade de acompanhar os “fadistas” que atuam em França.

Uma proposta de programação do realizador Hugo Dos Santos, vencedor da residência Frontières 2021 patrocinada por Stéphanie Ly-Cuong

Com o apoio da Sacem, Periferia e Região Ile-de-France (vencedor Forte 2020).

Noite oferecida em parceria com Le GREC

Saber mais

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*