Exilados Políticos da Ditadura Portuguesa Alverca, 11 de maio 2024

Integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Companhia de Teatro Cegada em parceria com a AEP 61-74 puseram em  marcha uma serie de realizações denominadas “Cálice do Descontentamento”

No sábado de 11 Maio de 2024, realizou-se no Teatro Estúdio Ildefonso Valério em Alverca, a última sessão deste projeto que teve como temática “Exilados Políticos da Ditadura Portuguesa”.

Assistiu-se ao filme “Trilho do Poço Velho” seguido de intervenções e debate, sendo concluída a sessão com atuação musical de Vítor Sarmento. 

As intervenções  dos nossos associados Arnaldo Silva, José Augusto Martins e Carlos Campos Ventura, abordaram os temas da sua experiência pessoal de exilio político descrevendo  desde as formas, meios e razões do seu “salto”, assim como a sua integração nos meios exilados nos países aonde estiveram.

O debate moderado pela atriz Ana Lúcia da Companhia Cegada, centrou-se nas várias questões levantadas pelo público presente, em especial sobre o importante papel dos comités de apoio aos desertores da guerra colonial, que existiram em vários países europeus.

A sessão terminou com atuação musical de Vítor Sarmento que interpretou canções de José Afonso, José Mario Branco, Tino Flores, Luís Cília e Adriano Correia de Oliveira.

A parceria entre a Companhia Cegadas e a AEP 61-74 nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, possibilitou a realização de varias sessões onde estiveram presentes a cultura musical, teatral e cinéfila com a memória e intervenção politica.

Manuel Rodrigues

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*