SEM FRONTEIRAS | Projetos Memórias Vivas
O Programa Europa para os Cidadãos constitui uma das ferramentas que a Comissão Europeia utiliza para promover a interação entre cidadãos europeus tendo por base pequenos projetos com um financiamento de baixo valor. Trata-se de cimentar o espírito europeu ou pelo menos de promover o diálogo entre instituições e cidadãos de diversos países da União Europeia e de países terceiros.
Uma das vertentes do Europa para os Cidadãos assenta nas memórias relacionadas com acontecimentos da História da Europa e em particular com aqueles que foram vividos por vários povos em simultâneo e que podem ser objeto de reflexão e debate e proporcionar lições para o futuro.
Projeto europeu
A Associação de Exilados Políticos Portugueses – AEP61-74 vai ser parceira num projeto neste âmbito de partilha e de diálogo que se denomina TOTAL PEACE.
Os cidadãos e entidades que irão participar de outros países são oriundos de: Itália, Países Baixos, Polónia, Espanha e República Checa. As entidades parceiras têm perfis muito diferenciados tais como Centro pela Paz, Organização pela defesa dos direitos humanos, Câmara Municipal, Organização para o Diálogo e uma Filarmónica.
A ideia central do projeto radica na valorização da PAZ que a Europa conhece nos nossos dias e na importância das ações de teor pacífico na resistência e oposição às ditaduras e regimes autoritários no passado.
Novas gerações
A intenção é sobretudo de passar às novas gerações esta ideia-força do combate pela democracia e pela liberdade recorrendo a métodos não-violentos.
A estrutura do projeto tem por base a identificação de 6 personagens importantes em cada um dos países, que simbolizam este modo de atuação e construir um autêntico portefólio destas referências com a seguinte composição: uma personagem + 1 regime político + uma flor + uma data.
As personagens dos países participantes e os restantes elementos da composição do portefólio são os seguintes:
- – Itália: Alexander Langer – Edelweiss – 21 Septembro: Dia Internacional da Paz
- – República Checa: Vaclav Havel – Urze Branca -9 Novembro: Queda do Muro de Berlim
- – Países Baixos: Etty Hillesum – Jasmin – 27 Janeiro Dia da Memória do Holocausto
- – Espanha: Federica Monteseny – Mimosa – 8 March: Dia Internacional da Mulher
- – Polónoa: Marek Edelman – Narciso Amarelo – 1º de maio do trabalhador
A personagem portuguesa que vai ser tema do projeto em Portugal é a Celeste Caeiro, a Celeste dos Cravos.
Be the first to comment