
No dia 9 de Março, em Santarém, no Palácio Landal, a Sociedade Recreativa Operária, a AEP61-74 e a União das Mulheres Alternativa e Resposta, assinalaram o Dia da Mulher com um debate sobre o tema “ O 25 de Abril e as Mulheres”.
Esta realização integrou-se na programação da Comemoração do 50º Aniversário do 25 de Abril que vem sendo promovido pela SRO de Santarém.
Intervieram Jorgete Teixeira da Direcção da UMAR falando das condições da Mulher antes e Pós 25 de Abril. Interveio também em nome da AEP 61-74 a nossa associada Amélia Resende, co-autora dos “Exilios no Feminino”, abordando a sua experiência de exilada em França e a sua participação como Feminista no Movimento Livre das Mulheres, logo após o 25 de Abril.
Interveio ainda o nosso associado José Louza coautor do livro Exílios Sem Fronteiras que abordou a sua experiência de luta no Maio de 68, nas fábricas da Renault em Paris e o seu significado na luta pela emancipação das Mulheres.
A mesa foi coordenada pela nossa associada Guadalupe Portelinha, Vice Presidente da Direcção da Associação José Afonso.
A nossa associação teve também um banca com exposição e venda dos livros dos Exílios.
A seguir ao debate houve jantar de convívio na sede da Associação Recreativa Operária de Santarém, associação fundada em 1915 e com longa tradição cultural democrática naquela cidade.
Manuel Rodrigues
Be the first to comment