25 de abril 1974, Onde Estávamos?

O livro constitui um instantâneo protagonizado por 47 autores cujos depoimentos revelam sentimentos e experiências muito diversos em relação ao dia 25 de abril 1974.

Exílios 5

Editado por AEP61/74 – Associação de Exilados Politicos Portugueses – Novembro 2025, Carlos Ventura

Muitos dos testemunhos deste livro confirmam que, entre o povo português, em Abril de 1974, já havia quem quisesse mais do que um mero golpe de estado que se limitasse a mudar a superestrutura do poder, mas nada alterasse nas relações sociais de produção e na detenção das verdadeiras sedes do poder, o económico e o financeiro. Permito-me repetir aqui, algo que venho afirmando: com o 25 de Abril, o povo português aderiu ao golpe de estado do MFA; depois foi o MFA que aderiu à revolução do povo português nas ruas. Foram momentos decisivos desta viragem do MFA a Lei 7/74 de 27 de julho que reconheceu o direito dos povos das colónias à autodeterminação e independência e a resignação de Spínola da presidência da República em 28 de setembro de 1974.

(…)

Vale a pena ler este livro. Nele está muito do 25 de Abril, do porquê, do quê, do para quê. As questões que, quem o viveu, conhecem bem mas que, nos tempos que correm, é pedagógico e indispensável revelar a quem o não viveu e relembrar a quem o esqueceu.

Setembro de 2025

PEDRO DE PEZARAT CORREIA

PARTICIPANTES

Introdução – Carlos Campos VenturaEduardo PiresManuel Canelas
Prefácio – Pedro de Pezarat CorreiaGraça FerreiraManuel Rodrigues
DepoimentosJosé Francisco SantosAntónio Minhoto
Saul Fernandes NunesDulce JoséLuís Costa
Maria Helena Carvalho dos SantosCarlos Almeida e CruzJosé Ribeiro da Costa
Amândio SilvaAna MereloArnaldo Cunha da Silva
Hélder Mateus da CostaJosé CastroMaria João Gomes
Joshua RuahCarlos Campos VenturaAntónio Queiroz
Joaquim AlbertoGuadalupe Magalhães PortelinhaVictor Damião
Mário ToméManuela TavaresJoão Manuel Madeira
José FavaJosé Augusto MartinsLuís Nascimento
Maria do Céu GuerraCarlos Pereira MartinsMargarida Glória
Manuel Rodrigues VazJosé Dias FerreiraCarlos Vieira e Castro
Ana BenaventeXico BragaEurico Reis
António Aires RodriguesMaria Jorgete TeixeiraLuís Fazenda
Graça Fernandes de SousaJosé Luís CastroÁlvaro Beleza
Helina LoboAlberto Inácio de SousaPosfácio – Amélia Resende

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*